O Estaleiro de Telescópios Allen caçou megaestruturas alienígenas e não encontrou nada

Poderia haver aliens em torno da estrela KIC 8462852? Você pode tanto estar aliviado ou desapontado ao descobrir que o Estaleiro de Telescópios Allen (ATA – sigla em inglês) explorou a estrela atrás de evidências de civilizações avançadas, e chegou a nada.

A estrela atraiu muita atenção no mês passado depois que os pesquisadores relataram um fenômeno estranho acontecendo lá. Localizada a 1480 anos-luz de distância, a estrela escurece às vezes em até 20% – que é uma sombra muito maior do que um planeta poderia lançar. E o escurecimento acontece em um padrão irregular, também.

Tentando explicar estes efeitos estranhos, os cientistas propuseram uma variedade de hipóteses. Poderia ser uma família de cometas? Será que a estrela tem uma forma distorcida que está dobrando a luz? Uma equipe foi tão longe a ponto de sugerir que o escurecimento pode ser causado por uma enorme estrutura construída por alienígenas. Estes são os cientistas legítimos e sérios de que estamos falando. Assim, o Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) voltou seu ATA para a KIC 8462852 a fim de descobrir.

Hat Creek Observatório,, onde o ATA está localizado

Hat Creek Observatório, onde o ATA está localizado

“A história da astronomia diz-nos que cada vez que pensamos ter encontrado um fenômeno devido às atividades de extraterrestres, estávamos errados”, disse o astrônomo Seth Shostak, do Instituto SETI, em um comunicado de imprensa. “Mas, embora seja muito provável que este comportamento estranho da estrela seja devido a natureza, e não a alienígenas, é simplesmente prudente verificar essas coisas.”

O conjunto de 42 antenas de rádio procurou por dois tipos de sinais da estrela, que os cientistas estão informalmente chamando “Estrela do gato malhado”. O primeiro é uma transmissão de banda estreita que civilizações alienígenas, se elas existirem, podem usar como um farol para dizer, “Hey, nós estamos aqui.” O segundo era um sinal de banda larga que pode ser produzido caso a civilização alienígena hipotética impulsione sua nave espacial usando micro-ondas.

Os telescópios verificaram frequências entre 1 e 10 GHz, mas não detectaram nenhuma evidência de aliens.

Isto exclui transmissores omnidirecionais de aproximadamente 100 vezes o uso da energia atual total terrestre no caso dos sinais de banda estreita, e 10 milhões de vezes o uso das emissões em banda larga.

Enquanto esses limites são relativamente altos – um fato devido, principalmente, à grande distância (> 1.400 anos-luz) da KIC 8462852 – deve-se observar o seguinte: (1) A potência do transmissor necessária para os sinais de banda estreita poderia ser reduzida enormemente caso o sinal esteja sendo deliberadamente emitido na nossa direção. (2) Os sistemas de micro-ondas de propulsão, sem dúvida, são irradiados também e isso iria também reduzir a potência de transmissão mínima necessária para a detecção pelo Estaleiro.

Mas, a investigação, é provável, ainda não acabou. Os proponentes da hipótese ET – astrônomos Tabetha Boyajian, Jason Wright e Andrew Siemion – também tinham a esperança de ouvir emissões de rádio da estrela. Mas, eles iriam fazê-lo de uma maneira diferente.

O telescópio Green Bank

O telescópio Green Bank

Graças a um grande investimento de Yuri Milner, do Vale do Silício, o telescópio Green Bank, na West Virginia, está ganhando alguns upgrades. No próximo ano será testado um novo equipamento que pode resultar na maior procura já vista de vida extraterrestre. O equipamento será capaz de explorar 1,5 bilhões de frequências de uma só vez.

Boyajian, Wright e Siemion têm como objetivo utilizar este equipamento ultramoderno para procurar sinais de rádio que as tecnologias alienígenas podem acidentalmente emitir, tal como os nossos produtos eletrônicos aqui na Terra emitem um sinal de rádio diferente. Talvez a abordagem com menos mira irá transformar-se em alguns resultados interessantes – ou talvez não.