Nebulosa Boomerang é o objeto mais frio já encontrado no Universo

Nebulosa Boomerang é o objeto mais frio já encontrado no Universo

Uma nebulosa com ar fantasmagórico brilha fracamente há 5.000 anos-luz da Terra.

Ela é o objeto cósmico mais frio já encontrado no Universo. A estrela que cria a chamada Nebulosa Boomerang está “descamando”, perdendo gás, produzindo uma massa de forma estranha e incomum para os padrões de nebulosas.

O gás arrefecido flui para um ambiente longe da estrela anã branca, processo que ocorre de modo semelhante em frigoríficos onde o gás está em franca expansão.

Os cientistas e astrônomos fizeram cálculos para medir sua temperatura usando o telescópio ALMA, revelando que a frígida nebulosa tem – 272 ºC, um recorde até então. De acordo com os cientistas, isso é mais frio do que as “sobras do arrefecimento do Big Bang” que ainda permeiam o Universo, um fenômeno conhecido como radiação cósmica de fundo.

“Este objeto ultra-frio é extremamente intrigante e estamos aprendendo muito mais sobre sua verdadeira natureza usando o ALMA. O que parecia um lobo ou uma estrutura de boomerang, visualizado a partir de telescópios, mostrou-se uma estrutura muito mais ampla que está se expandindo rapidamente para o espaço”, disse Raghvendra Sahai, do Jet Propulsion Laboratory.

A Nebulosa Boomerang é considerada ainda muito jovem, formada quando uma estrela moribunda – muito semelhante ao Sol – lança suas camadas exteriores e deixa uma nuvem de gás para trás.

Este tipo de estrela queima como o Sol por bilhões de anos, então ganha volume e torna-se uma gigante vermelha, ficando sem gás em seguida, até transformar-se em uma anã-branca.

[Jornal Ciência]