10 imagens incríveis do minúsculo mundo ao nosso redor

Há uma abundância de grandes coisas incríveis neste mundo, de cânions a oceanos e grandes fósseis deixados por dinossauros. Mas, a maioria das coisas que compõem o nosso mundo inteiro são pequenas – minúsculas mesmo. Muitas vezes, estas coisas passam despercebidas, porque elas são pequenas demais para que o olho humano as enxerguem. E é aí que a competição anual Small World, da Nikon, entra. Todos os anos, um grupo de juízes seleciona as imagens mais impressionantes de coisas muito pequenas. Muitas vezes, as pessoas que tiram essas fotos são cientistas, que se deparam com estas imagens impressionantes no decorrer do seu trabalho diário. A Nikon recebeu mais de 2.000 inscrições de 83 países para a competição deste ano.

Primeiro lugar: Olho de abelha

grimm_28281_1[1]

O vencedor Ralph Claus Grimm é um professor de ciências do ensino médio e apicultor na Austrália. Ele capturou esta imagem do olho de uma abelha salpicada com pólen amarelo.

Segundo lugar: Cólon de rato

earle_28375_1[1]

Micróbios do intestino são de crescente interesse para os cientistas, que estão descobrindo que aqueles que vivem dentro de nós desempenham um papel descomunal na nossa saúde. Esta é uma imagem de um cólon de rato colonizado com micróbios do intestino humano.

Terceiro lugar: Utriculária

siwanowicz_28974_1[1]

Escancarada! Esta é a entrada para o interior de uma utriculária, uma planta de água doce carnívora. A planta suga a presa para dentro da sua armadilha, onde se torna uma refeição saborosa. Este pequeno indivíduo é inferior a 2 milímetros de comprimento.

Quarto lugar: Glândula mamária

miller_28195_1[1]

O borrão rosa nesta imagem é uma organela de uma glândula mamária humana cultivada em laboratório. Pesquisadores têm cultivado tecido mamário em laboratório para entender melhor como o câncer se forma, e também como as glândulas mamárias se originaram.

Quinto lugar: Tumor cerebral

Imaris Snapshot

Pesquisadores fotografaram esta imagem de um glioblastoma (tumor cerebral) que cresce em um rato. A ‘rede’ vermelha em torno do tumor é parte do sistema vascular do rato (fornecimento de sangue).

Sexto lugar: Musgo

koskinen_28254_1[1]

A cápsula de esporos em um pequeno pedaço de musgo.

Sétimo lugar: Estrela-do-mar

ImageJ=1.48v unit=inch

Esta imagem de uma estrela-do-mar foi aumentada 10 vezes sob um microscópio.

Oitavo lugar: Orelha de rato

yamazaki_28854_1[1]

A orelha de um rato é uma coisa incrivelmente macia e delicada. Nesta imagem ampliada você pode ver os vasos sanguíneos e nervos passando pela orelha.

Nono lugar: Botões de flores

prunet_28937_1[1]

Estes não são os botões que você gostaria de colocar em um vaso, mas eles são o começo de vida para uma planta chamada Arabidopsis, que está relacionada com a couve e a mostarda. Esta imagem foi tirada com ampliação de 40x.

Décimo lugar: Camarão

gardiner_28900_1[1]

Um camarão vivo fotografado lindamente quando preparado para o seu close-up.