Voe sobre Marte nessa nova animação incrível [VÍDEO]

Você deseja poder visitar Marte, mas não está preparado para morrer lá? Bem, agora você pode, pelo menos, visitar o planeta vermelho com segurança através da sua mente. Um novo vídeo da Agência Espacial Europeia nos leva em uma viagem imaginária de helicóptero através da região marciana Atlantis Chaos.

Se você quiser saber porque a região tem um nome tão legal, confira este mapa topográfico:

Atlantis Chaos é a região áspera bem no centro

Atlantis Chaos é a região áspera bem no centro

Observou a região extremamente movimentada no centro, em azul? Isso é Atlantis Chaos. Ela está localizada na bacia Atlantis – uma cratera tão velha (tipo, 4 bilhões de anos) que suas bordas erodiram.

A região de Chaos mede apenas 168 por 144 km, mas, há muito tempo atrás, acredita-se que toda a bacia tenha tido ligação com as outras bacias, formando o hipotético lago Eridania. Caso tenha existido, o lago teria sido enorme, cobrindo cerca de 620 km quadrados.

No vídeo abaixo, você pode ver canais que podem ter sido esculpidos pela água, bem como algumas das centenas de picos e mesas (plataformas sobre regiões montanhosas) de Atlantis Chaos, falésias enrugadas, crateras e rachaduras que podem ter se formado a partir de antigas atividades tectônicas.

O mapa e o vídeo foram feitos a partir de imagens obtidas pela sonda Mars Express da ESA, em dezembro de 2008, fevereiro de 2009 e janeiro de 2014