Caso mostra que a Zika pode ser transmitida de mulheres para homens

Hoje, o CDC (órgão estadunidense) relatou o caso de uma mulher que transmitiu sexualmente o vírus Zika para seu parceiro, o primeiro caso de Zika sendo transmitido desta forma.

O relatório veio de Nova York, onde uma mulher de 20 anos, que tinha retornado recentemente de uma área  com ocorrência do vírus, teve relações sexuais desprotegidas com seu parceiro. Ele foi posteriormente diagnosticado com a infecção.

Embora relatórios do vírus zika se espalhando por via sexual já tenham sido feitos, eles evidenciavam exclusivamente a transmissão de parceiros do sexo masculino para o feminino. Anteriormente, a investigação e a evidência anedótica havia deixado claro que a zika poderia ser transmitida sexualmente de um homem para uma mulher, dada a evidência de que o vírus permanece no sêmen por semanas depois que uma pessoa está infectada. Mas, a ideia de ele ser transmitido de mulher para homem não é inteiramente surpreendente. A pesquisa feita em primatas demonstrou que o vírus é capaz de ficar no fluido vaginal por até sete dias.

Independentemente disso, este novo método de transmissão provavelmente vai fazer com que o CDC atualize suas diretrizes atuais na prevenção da propagação do vírus. Agora ele recomenda que as mulheres grávidas evitem viajar para áreas que têm altas taxas de infecções por zika.

Enquanto o objetivo é prevenir a transmissão e parar o surto, o CDC, bem como a OMS, permanecem confiantes de que os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro, não terão um efeito significativo na propagação deste vírus.