Água de mais de um bilhão de anos no Canadá pode dar pistas sobre origem da vida

Pesquisadores que estavam trabalhando em uma mina no Canadá – 2,4 quilômetros de profundidade – estão analisado uma fonte de água que eles dizem estar isolada por, ao menos, um bilhão de anos.

Esta pesquisa, publicada na revista Nature desta semana, tem causado fascinação em pessoas ao redor da mundo. O geólogo Chris Ballentine, que está envolvido na pesquisa, afirmou que o achado é “duplamente interessante” porque a água contém substâncias em que a vida pode se desenvolver. Ele disse que a água isolada “contém biomas e ecossistemas, nos quais seria possível especular que a vida poderia ter sido originada”.

A macro photograph of water droplets refracting the first rays of a clear sunrise in Beijing

Os pesquisadores não sabem ainda se há algum componente vivo nesta antiga fonte de água. Mas eles detectaram altos níveis de metano e hidrogênio no líquido, substâncias que podem favorecer o desenvolvimento da vida. A água foi cuidadosamente coletada de fendas nos depósitos de sulfureto de cobre e zinco, datados de 2,7 bilhões de anos de idade, localizados em uma mina perto de Timmins, em Ontário.

Os cientistas usaram técnicas especiais para assegurar que a água não entrasse em contato com o ar. Os pesquisadores acreditam que esta água não teria tido contato com a atmosfera da Terra – e, por conta disso, não teria também tido contato com a superfície do planeta – por pelo menos 1 bilhão de anos e, possivelmente, ao longo dos 2,64 bilhões anos, tempo de formação das rochas em que o líquido foi encontrado.

Água e gás que vertem da rocha são coletados por cientistas

Água e gás que vertem da rocha são coletados por cientistas

[History]

Qual é o gosto da água de 1,5 bilhão de anos?

Uma das perguntas mais feitas a respeito da tal água supervelha é em relação à sua aparência e consistência.

De acordo com a pesquisadora Dra. Barbara Sherwood Lollar, em entrevista publicada no L.A Times, a água tem um aspecto mais pastoso e alaranjado quando exposta ao ar. Outra característica é com relação ao gosto dessa sopinha cremosa, já que Barbara teve coragem de experimentar essa substância com prazo de validade vencido há mais de 1 bilhão de anos. Haja coragem!

De acordo com ela, o gosto é horrível e muito mais salgado do que o da água do mar. Como se não bastasse declarar que experimentou a gosma alaranjada, Barbara disse que o fez mais de uma vez. E aí, você teria coragem de provar essa gororoba histórica?

[Mega Curioso]

agua-isolada-canada[1]