Escaravelhos usam a Via Láctea para se orientar

A descoberta, que foi considerada por diversas revistas e sites como uma das mais estranhas do ano de 2013, rendeu também diversos prêmios para os pesquisadores que a descobriram. Os escaravelhos africanos usam a Via Láctea para se orientar. Tudo isto para não encontrar concorrentes e perder a sua preciosa bola de esterco.

Sabemos que algumas espécies usam as estrelas ou mesmo a Lua para se orientar, isto não é novidade. Mas este curioso besouro é o primeiro descoberto que consegue se orientar baseando-se na luminosidade da Via Láctea. Ele usa a posição dela para não terminar voltando para o lugar onde pegou o esterco e encontrar concorrentes que podem roubar o seu “tesouro”.

“Os escaravelhos não querem saber em que direção vão, só precisam de se afastar da guerra por alimentos que continua no monte de estrume”, disse o cientista Marcus Byrne, da universidade da África do Sul.

E não é só isto, estas criaturinhas são capazes de se orientar também pelo Sol, Lua, e luz polarizada. Para isto, eles sobem em sua bola de estrume e dançam, marcando as fontes de luz e sabendo, portanto, para onde devem ir.

Os pesquisadores supõe que quando existe mais de uma fonte luminosa, eles usam uma em detrimento da outra para facilitar a identificação e assim, finalmente, saber para onde ir.

[Mistérios do mundo]