Por que cavalos marinhos têm a cauda quadrangular?

Temos muito a aprender com a cauda de um cavalo marinho. Ao contrário de outros animais, a cauda destes peixes são quadradas, não redondas – uma diferença na forma fundamental, que os cientistas acreditam poder levar a novos desenvolvimentos na medicina, na robótica, ou mesmo na defesa.

Em um artigo publicado na Sicence, os pesquisadores descobriram que a particularidade dessa forma realmente fez uma grande diferença no quão resiliente a cauda do cavalo marinho é.

A fim de descobrir por que a cauda do cavalo marinho é quadrada, enquanto as caudas de outros animais são redondas (ratos, lagartos, macacos, gatos, etc), os cientistas imprimiram réplicas 3D das caudas quadradas e dos rabos redondos de tamanho similar.

Então, eles quebraram-nas com um martelo.

giphy[1]

Ok, então, foi um bastão, não um martelo, mas deu pra você ter uma a ideia. Ao tentar esmagar os modelos, os pesquisadores foram capazes de descobrir por que as caudas são quadradas: isso torna mais difícil esmagá-la – uma vantagem distinta no mundo natural.

Modelos da estrutura da cauda de cavalos marinhos e versões arredondadas utilizadas no estudo.

Modelos da estrutura da cauda de cavalos marinhos e versões arredondadas utilizadas no estudo.

A forma quadrada da cauda de um cavalo marinho a torna mais resistente à mordida de um predador, e também facilita seu uso para agarrar itens, tais como algas marinhas. Com uma superfície plana, a cauda é capaz de ficar mais próxima de qualquer coisa na qual estava se agarrando, dificultando a perda de aderência.

As caudas quadradas também permitiram articulações que se movem suavemente umas sobre as outras, fazendo com que flexão e torção sejam mais fáceis do que com versões mais redondas. Os pesquisadores esperam que essas descobertas possam levar a fortes, porém, flexíveis desenvolvimentos tecnológicos no futuro.

A única desvantagem do formato quadrado são as bordas afiadas. Embora um artigo de acompanhamento tenha observado que existem algumas situações (como na concepção de cateteres) em que cantos incisivos pode não ser uma coisa tão ruim.