Veja o que acontece quando um ovo fica submerso no vinagre

A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. O vinagre é uma solução diluída de ácido acético. Ao colocar o ovo submerso no vinagre, o ácido acético reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, originando como produto de reação o dióxido de carbono. Essa reação ocorre mais depressa nos instantes iniciais porque os reagente estão na sua máxima concentração. 

A experiência consiste em colocar o ovo em um recipiente e, em seguida, cobri-lo com vinagre. Depois, deixar descansar por 3 dias. Veja o que acontece durante a experiência:

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_03_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_04_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_05_thumb[1]

 Após os 3 dias, retirar o ovo do vinagre. Você verá que a casca ficou fina e molenga, mas o ovo permaneceu íntegro e ficou maior. Isso ocorre devido à existência de uma membrana que não reage com o vinagre. No entanto, esta membrana tem a capacidade de permitir a migração do vinagre do exterior para o interior do ovo através desta. O mesmo não se pode afirmar para a gema e a clara. O fato de o ovo estar maior no final da experiência se deve à isso: à migração do vinagre para o interior do ovo e à inexistência de migração de gema e clara para o exterior. Ou seja, estamos na presença de uma membrana seletiva de origem natural. Faça a experiência e divirta-se!

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_06_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_07_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_13_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_08_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_09_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_12_thumb[1]

what_happens_to_an_egg_submerged_in_vinegar_640_11_thumb[1]

[imagens: Bacanaus]