Descoberto novo parente dos Tricerátopos, chamado ‘Wendy’

O que que tinha 6 metros de comprimento, pesava uma tonelada e viveu há 79 milhões anos atrás? Um mais que espetacular primo dos Tricerátopos.

Na esteira de toda a cobertura e memes gerados por Jurassic World, este é um grande momento para lembrar que os paleontólogos ainda estão fazendo um trabalho incrível, olhando para novos dinossauros através de fósseis, não pela engenharia genética (embora alguns estejam fazendo isso também).

Pesquisadores anunciaram que eles identificaram um novo dinossauro em um artigo publicado na PLOS One. O novo dinossauro foi nomeado Wendiceratops pinhornens devido a Wendy Sloboda, uma caçadora de fósseis que vem descobrindo ossos e ovos de dinossauros no Canadá, desde que ela era uma adolescente. Sloboda descobriu o leito ósseo onde os fósseis do Wendicerátopos foram encontrados em 2010.

“Wendy Sloboda tem um sexto sentido para descobrir fósseis importantes. Ela é facilmente uma das melhores caçadoras de dinossauros do mundo”, disse David Evans, um co-autor do estudo, em um comunicado.

Como você pode imaginar a partir do nome, Wendicerátopos faz parte da mesma família dos dinossauros Tricerátopos.

“O Wendicerátopos nos ajuda a compreender a evolução inicial da ornamentação do crânio em um grupo icônico dos dinossauros caracterizados por seus rostos com chifres “, disse Evans. “O grande folho do Wendicerátopos é cercado por inúmeros chifres ondulados, o nariz tinha um grande chifre vertical, e é provável que havia chifres sobre os olhos também. O número de projeções retorcidas no folho e chifres faz com que esse seja um dos dinossauros com chifres mais marcantes já encontrado”.