A sua próxima receita pode pedir óleo de inseto

A busca por alternativas aos óleos de cozinha encontrou uma fonte improvável: os insetos.

Você já deve ter ouvido falar que os insetos estão gradualmente tomando o caminho para nossas dietas. Foodies e associações agrícolas estão se voltando igualmente para insetos como fonte de proteína, em vez do uso intensivo de recursos pecuários como vacas e porcos.

Mas, os insetos poderiam ser uma fonte de óleo para cozinhar também, como um substituto para a gordura animal ou os óleos derivados de plantas como a palma ou a oliva, que são ambientalmente destrutivos ou menos disponíveis, devido às pragas. Isso porque os insetos são relativamente gordurosos.

Pesquisadores da Holanda têm investigado quais tipos de insetos seriam os mais adequados para óleos de cozinha. Eles avaliaram os óleos derivados de quatro insetos – a larva da farinha, a larva de besouro, o grilo e a barata. Eles congelaram os insetos e os moeram em forma de pó, em seguida, extraíram o óleo usando uma variedade de métodos de extração em laboratório.

Os óleos resultantes continham vários ácidos graxos diferentes, com a sua salubridade geral entre os óleos animais, que são ricos ​​em gorduras saturadas, e os óleos vegetais, que são livres de colesterol. E enquanto os grilos renderam um óleo menos eficiente, que pode ser o óleo mais acessível para o mercado dos consumidores desconfiados; o óleo da barata tinha um odor “especialmente repugnante”, que se assemelhava a vômito, de acordo com um artigo da Food Navigator. O óleo da barata ainda poderia ser usado como um lubrificante ou em pintura, segundo o artigo.

Os pesquisadores observam que estes óleos, que já são utilizados para cozinhar e para cuidados pessoais em algumas partes do mundo, também poderiam ajudar a combater a desnutrição. Mas, naqueles países em que as pessoas não estão acostumadas a comer insetos, o óleo de grilo pode ter uma venda difícil.