Veja os pontos brilhantes de Ceres em detalhe impressionante

Como dois piercings, mas ligeiramente vesgos, os pontos brilhantes no planeta anão Ceres têm nos encarado lá de baixo por meses, desafiando-nos a desvendar seus mistérios. Os cientistas não têm certeza do que está tornando essas áreas tão reflexivas, localizadas na cratera Occator, mas a causa pode ser  gelo ou depósitos de sal, vulcões, ou ainda gêiseres.

Agora a nave espacial Dawn enviou a melhor imagem desta região ainda enigmática, depois de se mudar para uma órbita baixa ao redor do planetoide, em agosto. A imagem deixa claro que um dos pontos está localizado centralmente e é altamente concentrado, enquanto o outro parece estar mais salpicado.

O engenheiro-chefe da Dawn, Marc Rayman, diz que a espaçonave poderá em breve responder às nossas perguntas sobre as manchas. “Logo, a análise científica vai revelar a natureza geológica e química deste cenário extraterrestre misterioso e fascinante.”

Com uma resolução de cerca de 137 metros por pixel, esta nova visão de Ceres é composta por duas imagens - uma que capta o detalhe dos pontos brilhantes, e outra que capta a superfície em segundo plano.

Com uma resolução de cerca de 137 metros por pixel, esta nova visão de Ceres é composta por duas imagens – uma que capta o detalhe dos pontos brilhantes, e outra que capta a superfície em segundo plano.