Esta digitalização do sangue revela todos os vírus que já te infectaram

Você provavelmente se lembra quando teve catapora. Talvez você se lembre de algumas vezes quando pegou uma gripe. Mas, você pode ter tido algumas infecções que você nunca sequer realizou ou que você não se lembra. Mesmo se não se lembra, o seu sistema imunológico o faz – ele tem anticorpos especiais para combater esses vírus, já que alguns sempre voltam.

Agora, os pesquisadores desenvolveram um método rápido e barato chamado VirScan que pode detectar os vírus que estão infectando atualmente um paciente, bem como aqueles com os quais ele já foi infectado anteriormente, tudo a partir de uma pequena amostra de sangue. O VirScan pode ajudar os pesquisadores a entender melhor como o corpo combate as viroses e os efeitos duradouros dos vírus. O artigo descrevendo o método foi publicado na revista Science.

Para ver se um paciente já foi infectado por um vírus em particular, os pesquisadores expõem os anticorpos do sangue do paciente a moléculas com a assinatura molecular do vírus. Antes, eles só podiam verificar uma amostra para reações a um tipo de anticorpo por vez. Mas, graças a Next Generation sequenciamento genético, os pesquisadores podem usar o VirScan para observar centenas de reações de anticorpos de uma só vez.

Os pesquisadores testaram o VirScan em amostras de quase 600 indivíduos dos Estados Unidos, Tailândia, Peru e África do Sul. Depois de observar mais de 100 milhões de reações de anticorpos, eles determinaram que a maioria das pessoas tinha sido exposta a cerca de 10 vírus, em média, embora alguns tivessem anticorpos para 84 vírus diferentes.

Curiosamente, os pesquisadores descobriram também que o sistema imunológico, por vezes, implementa os mesmos anticorpos para vírus diferentes que podem ter um aspecto semelhante ou podem adaptar um tipo de anticorpo universal para bloquear um vírus específico. Com um pouco mais de ajustes, os pesquisadores esperam que o VirScan possa ser usado para detectar rapidamente bactérias e fungos, lançando mais luz sobre o microbioma.