Homem perde 17 kg comendo apenas McDonald’s

Pode parecer totalmente surreal, mas parece que é possível emagrecer com uma dieta exclusiva de McDonalds. Em 2004, o norte-americano Morgan Spurlock passou 30 dias comendo apenas produtos do Mcdonalds. O filme “Super Size Me” mostrou que uma dieta limitada à lanchonete pode ser muito nociva. Intrigado com os resultados do filme, o professor John Cisca se propôs a fazer ainda pior: três meses inteiros só com Mcdonalds. Apesar da aparente loucura, perdeu 16,5 kg no período.

A façanha, conforme ele mesmo explicou ao apresentar seu estudo, se baseia em duas razões. Ambas podem ser compreendidas melhor em comparação com o documentário de Spurlock, que engordou, teve danos temporários em alguns órgãos e passava mal com frequência durante o casamento com os Big Macs.

dieta-mcdonalds[1]

A dieta

O primeiro motivo diz respeito à quantidade e qualidade do alimento ingerido. No filme, o protagonista leva a cabo uma dieta de 5 mil calorias diárias em três refeições; café da manhã, almoço e jantar, aceitando um tamanho maior de sanduíche, fritas e refrigerante, sempre que os funcionários oferecessem.

Cisca, por outro lado, montou com os itens do cardápio do Mcdonalds uma dieta cuidadosamente balanceada. Eram apenas 2 mil calorias por dia, medindo a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e colesterol a partir de uma tabela nutricional. Assim como no filme, não comia nada além do que o restaurante oferecia, mas se diferenciou em como e quanto consumir.

Hábitos

Antes de começar sua missão suicida, o documentarista Spurlock decidiu viver como um cidadão americano comum, ou seja: dava cerca de 5 mil passos em suas atividades ao longo de um dia, e não fazia nenhum exercício físico adicional. Com esse comportamento, seu gasto energético era irrisório diante do que ele colocava para dentro a cada refeição.

A atitude de Cisca foi diferente. Fazia uma caminhada regular de 45 minutos diários. Nenhum esporte, sem academia, apenas andava por três quartos de hora. A questão, para o professor, era lógica. Se o número de calorias gastas fosse inferior às ingeridas, seu peso ia cair.

E de fato caiu, de 126,5 kg para 109,7 kg, uma queda de mais de 16 quilos durante a aventura. A taxa de mau colesterol também foi reduzida, de 173 para 113 mg/dL (miligramas por decilitro).

O segredo

A lição que o professor de ciências quis passar, conforme dito em um vídeo explicativo, é que emagrecer ou engordar não depende das lanchonetes, e sim das nossas escolhas. O filme Super Size Me apresenta pessoas que processaram a rede de fast food, culpando a empresa por sua obesidade. Segundo Cisca, a manutenção do peso ideal depende da iniciativa de cada um.

É preciso citar, no entanto, que Cisca foi financiado pelo próprio McDonalds para fazer a experiência; a lanchonete se interessou pelo projeto e pagou todas as refeições. E também vale lembrar, é claro, que a boa saúde não se resume a perder peso: se assim fosse, o professor poderia passar o resto da vida apenas neste regime, e não apenas nos 90 dias a que se submeteu. [O Globo via Hypescience]