10 incríveis habilidades dos animais que você não conhecia

Nós podemos estar bem à frente dos outros animais em termos de inteligência, mas perdemos feio em algumas outras habilidades.

E o que pode ser mais importante do que inteligência? Bom, que tal bombardear seus adversários, se regenerar ou ser imortal? Essas e outras habilidades extraordinárias dos animais você confere na lista abaixo:

10 – Lesma Ninja das Colinas de Bornéu

01[1]

A espécie Ibycus rachelae até possui uma concha como um caramujo, mas não pode se retrair nela por ser menor que seu corpo. Ela foi descoberta em uma floresta montanhosa em Sabah, Malásia. Ela possui uma cauda três vezes maior que seu corpo, que fica enrolada em torno de si mesma. Uma outra habilidade curiosa dela é disparar “dardos do amor” feitos de carbonato de cálcio. Eles atingem parceiros em potencial e contêm hormônios que deixam o atingido “no clima”, aumentando as chances de reprodução.

9 – Gambá autoimunizante

02[1]

Esses gambás são conhecidos por saberem se fingir de mortos para escapar de predadores. Mas às vezes esta habilidade não é o suficiente. E é por isso que eles desenvolveram uma proteína chamada LTNF (Fator Letal Neutralizador de Toxina) que simplesmente deixa os animais imunes ao veneno de cobras, abelhas e escorpiões.

O funcionamento é muito simples: uma vez que o veneno é detectado pela proteína, ela logo trabalha para neutralizá-lo. E o mais incrível é que esta habilidade já foi comprovada mesmo no caso de um veneno oriundo de um animal com o qual esse tipo de gambá jamais teve contato. A LTNF já foi injetada em ratos e, aparentemente, produziu resultados bem sucedidos nos roedores.

8 – Protetor solar de “suor de sangue” do hipopótamo

03[1]

O hipopótamo é conhecido como uma criatura letal na África, mas há outras características que chamam mais a atenção neste grande mamífero, que vive nas regiões quentes do continente africano.

Para suportar o calor, eles ficam a maior parte do tempo submersos em lagos e rios, mas a água não os protegem da radiação solar. Por isso, eles secretam uma substância gelatinosa vermelho-sangue produzida por glândulas localizadas abaixo da pele.

O “suor de sangue” do hipopótamo é composto por dois componentes altamente ácidos que secam na presença do muco e absorvem a radiação solar em todo o espectro ultravioleta e visível, protegendo-os de queimaduras. Ainda, a secreção serve de antibiótico, protegendo os animais de infecções em caso de feridas abertas – um problema comum numa espécie em que brigas são parte da rotina.

7 – Cobra voadora

23_MHG_cienciavoa[1]

É exatamente o que você leu: algumas cobras podem voar – e causar ataques do coração em pessoas com fobias, sem dúvidas. Por isso, se você tem medo delas, melhor não viajar para algumas regiões florestais do Sudeste Asiático. Na verdade, elas não voam como pássaros. Elas apenas deixam o próprio corpo mais plano e dão saltos das copas das árvores para escapar rapidamente de predadores. A anatomia delas se desenvolveu tanto para este fim que elas conseguem se guiar até melhor que alguns animais planadores com membros.

6 – Formiga suicida

05[1]

Esta é uma habilidade que você provavelmente não vai querer ter – muito menos usar. Um tipo de formiga da Malásia e de Brunei desenvolveu uma técnica muito sofisticada de defesa em seus soldados. Elas secretam substâncias venenosas e grudentas em todo o seu corpo, produzidas por uma glândula na mandíbula. Quando ameaçadas, elas explodem e liberam a cola tóxica, que imobiliza os predadores o suficiente para que um contra-ataque de suas colegas sobreviventes dê conta dos invasores.

5 – Camarão pistola

camarao-pistola[1]

O camarão pistola não anda armado por aí, como o nome pode sugerir – ele nem precisa disso. Apesar de terem apenas de 3 a 5 cm de comprimento, quando necessário, eles fecham suas garras de maneira a produzir uma bolha que atordoa ou até mata sua presa. O barulho da bolha é tão alto (218 decibéis, bem mais que os 160 necessários para romper o tímpano humano) que foi ela a responsável pelo nome do crustáceo. As garras, se arrancadas, são substituídas pela garra menor, que cresce. Enquanto isso, a garra arrancada cresce de novo, mas, desta vez, como a garra menor.

A bolha tem ainda mais características fantásticas: quanto ela estoura, a pressão e a temperatura do vapor dentro dela aumentam, fazendo com que o gás dentro dela se dissipe rapidamente, produzindo o estampido e uma luz visível chamada “sonoluminescência”. É uma reação tão intensa que a temperatura dos vapores chega a 4.700 ºC – como comparação, a superfície do Sol é de 5.500 ºC.

4 – Besouro bombardeiro

besouro-bombardeiro-600x375[1]

Esses besouros guardam dois componentes químicos em seus corpos, que, quando o besouro é ameaçado, são forçados a passar por dois tubos separados até chegarem a uma espécie de ponto de mistura interno contendo água e enzimas catalíticas, que, juntos, causam uma reação química violenta, que consistem em um aumento da temperatura da água (chegando próximo ao ponto de evaporação) e no consequente lançamento da substância em direção ao perigo – dependendo do tamanho do predador, este pode até morrer. Em algumas espécies, a arma vem com uma possibilidade extra: girar e possibilitar disparos em direções de 250º.

3 – Polvo mímico

polvo-mimico[1]

Não é novidade que polvos mudem a coloração dos próprios corpos para se camuflarem no ambiente. Mas o polvo mímico leva este conceito a um novo patamar ao imitar criaturas diferentes.

De acordo com o predador que o ataca, o polvo escolhe um outro animal para imitar. Ao ser atacado por uma castanheta, por exemplo, ele se enterra na areia, deixando apenas dois tentáculos para fora, apontados em direções opostas, como se fossem cobras do mar. Outros polvos já foram observados imitando peixes-leão, peixes-chatos, águas-vivas, arraias, camarões-mantis e anêmonas do mar. No total, já se conhecem 15 espécies imitadas por eles.

 

2 – Axolote

axolote

O axolote é uma salamandra neotênica, ou seja, que não deixa sua forma de larva mesmo quando já é adulto. Apesar de viver na água, ele tem dois “pulmões” com os quais pode respirar na superfície ocasionalmente. E o mais incrível desta espécie é que ela pode se curar, como um super-herói.

Cada vez que ela é cortada ou mutilada, a coagulação acontece de imediato, e novas células já começam a surgir. Quando um membro é arrancado, as células da pele surgem no local do ferimento, e, então, novos tecidos chegam e logo o membro já está totalmente regenerado, com sangue, vasos, músculos, ossos e até nervos. E tudo isso em poucos meses. Até seus órgãos internos não vitais podem ser regenerados, incluindo partes do cérebro.

Como era de se esperar, o axolote é muito estudado em todo o mundo, para que um dia talvez possamos passar essa habilidade para nós.

1 – Água-viva imortal

10[1]

Turritopsis nutricula é um animal praticamente imortal. Ela pode voltar ao estágio de pólipo quando atinge a maturidade sexual, por meio da chamada transdiferenciação, que consiste em simplesmente transformar uma célula especializada em outra totalmente diferente.

Durante este processo, a medusa volta à forma de pólipo, absorvendo os próprios tentáculos e sino, e se fixa ao solo marítimo. É como se você voltasse a ser um bebê quando se tornasse adulto. Essencialmente, este processo é cíclico e esta água-viva pode mantê-lo eternamente, de modo que ela é a única criatura biologicamente imortal – embora elas ainda estejam sujeitas à ação de predadores, especialmente na fase de pólipo, na qual não podem se mover. Logo, dificilmente alguma água-viva realmente deixará de morrer.

jellyfish-8[1]

 

[Jornal Ciência]