Mais provas de que a ‘megaestrutura alien’ é uma chuva de cometas

Uma estrela em um sistema solar distante causou um grande celeuma entre os astrônomos. Sua luz oscila dramaticamente e em padrões estranhos, por isso os cientistas acreditam que algo grande e de forma estranha pode estar circulando em torno dela e, ocasionalmente, bloqueando a sua luz. Poderia ser uma família de cometas frios, ou pedaços de planetas e asteroides fragmentados. Um grupo chegou a sugerir que vale a pena explorar a possibilidade de uma enorme estrutura alienígena, como uma gaiola de coletores solares.

A atividade estranha da estrela foi descoberta originalmente pelo não mais funcional telescópio Kepler, mas agora os cientistas seguiram com as observações pelo telescópio Spitzer. Os resultados serão publicados na revista Astrophysical Journal Letters.

Embora o Spitzer não possa nos dizer muito sobre se existem alienígenas em torno da estrela KIC 8462852, ele pode ajudar a classificar as outras possibilidades. Um comunicado de imprensa explica:

Se um impacto planetário ou uma colisão entre asteroides estavam por trás do mistério da KIC 8462852, então deve haver um excesso de luz infravermelha em torno da estrela. Pedaços de rocha moídos e empoeirados estariam na temperatura certa para brilhar nos comprimentos de onda infravermelhos.

Quando Spitzer observou essa luz infravermelha em excesso, ela não encontrou nada. Isto sugere que a hipótese de colisão planetária / asteroide pode estar incorreta. Mas, há uma ressalva: Kepler observou os padrões de luz estranhos em 2011 e 2013, ao passo que Spitzer tomou estas observações em 2015. Se os objetos que circundam a estrela tem uma órbita muito grande, eles podem não estar atualmente na posição correta, onde o telescópio seria capaz de observar seu brilho.

O Estaleiro de Telescópios Allen (ATA) também virou suas antenas em direção à misteriosa estrela, para escutar por sinais de rádio que poderiam indicar se existem alienígenas em torno dela. O ATA não encontrou evidências de aliens, mas os cientistas estão planejando ouvir de novo com um telescópio maior e mais sensível no próximo ano.

Outros telescópios irão observar a estrela também, para tentar lançar luz sobre este seu comportamento estranho.