A paisagem em forma de coração de Plutão é mais estranha do que pensávamos

A sonda New Horizons, da NASA, completou o seu voo rasante a Plutão há três dias, mas as vistas mais incríveis do planeta anão estão vindo à tona apenas agora.

Na sexta-feira à tarde, a NASA lançou novas imagens em close-up da superfície de Plutão capturadas a cerca de 77 mil km de distância da superfície – nem mesmo está perto de quando a New Horizons fará a sua maior aproximação, a mais ou menos 12 mil km. A última imagem é de tirar o fôlego, mostrando-nos o que a massa de terra em forma de coração no hemisfério sul de Plutão realmente se parece: uma vasta planície que se estende por 19 km, com grandes áreas lisas interrompidas por montes e vales. Notavelmente ausentes estão as crateras de impacto de meteoritos, indicando que a superfície é provavelmente muito jovem para o sistema solar, com apenas 100 milhões de anos mais ou menos.

A planície Sputnik está localizada no coração de Plutão

A planície Sputnik está localizada no coração de Plutão

Apelidada de “Sputnik Planum”, a planície é vizinha de montanhas de gelo com 3 km de altura, e foi descoberta no início desta semana pela New Horizons. Sobrevoe a paisagem com esta animação da NASA:

Vamos ver isso de novo, na forma de gif. Aqui está Norgay Montes, as montanhas geladas:

Gfycat GIF
E a Sputnik Planum:

Gfycat GIF